O cantor Gabeu, filho do renomado sertanejo Solimões, causou risos nas redes sociais ao compartilhar um vídeo engraçado reagindo a um comentário do pai sobre sua carreira. O episódio aconteceu após uma entrevista de Solimões, da dupla com Rionegro, ao portal Conceito Sertanejo, onde ele foi questionado sobre o filho, revelando que Gabeu estava em São Paulo em busca de seus objetivos musicais.
Com seu jeito descontraído, Solimões brincou: “Fazendo sucesso, ainda é meio cedo para falar… É quase nada”, fazendo referência ao início da carreira do filho. Ao ouvir a declaração, Gabeu não perdeu a oportunidade de responder de forma bem-humorada: “O que é isso? É um pai ou é um hater?”.
Vale destacar que Gabeu faz parte do movimento “queernejo”, uma vertente do sertanejo que se conecta com o público LGBTQIA+. Mas, afinal, o que é o “queernejo”? Trata-se de um estilo musical que busca romper com as tradicionais narrativas heteronormativas do sertanejo, criando um espaço inclusivo e representativo para as diversas identidades de gênero e sexualidade. Artistas do movimento procuram abraçar aqueles que se identificam com o sertanejo, mas não se sentem representados pelas histórias convencionais desse estilo musical.
Gabeu, cujo nome verdadeiro é Gabriel, é um dos participantes desse movimento. Seu repertório vai do sertanejo “raiz” a influências do pop, refletindo sua identidade artística plural. Em uma entrevista à CNN, ele falou sobre como o “queernejo” o ajudou a encontrar sua verdadeira voz: “O sertanejo sempre esteve presente na minha vida, foi minha referência musical, mas eu tinha dificuldade de me identificar com as pessoas que estavam em cima do palco”, contou.
Com 140 mil seguidores nas redes sociais, Gabeu vem ganhando cada vez mais visibilidade. Seu primeiro trabalho autoral foi lançado em 2019, mas foi com o álbum Agropoc, lançado em 2021, que ele realmente se destacou. O álbum foi indicado ao Grammy Latino de 2022 na categoria de Melhor Álbum de Música Sertaneja, consolidando Gabeu como uma grande promessa do “queernejo” e um nome importante na cena sertaneja contemporânea.